Gamificação nas empresas
Um dos principais vilões de um ambiente de trabalho é a rotina. Ela pode causar baixa produtividade e o não cumprimento de metas preestabelecidas, sem que a própria equipe perceba.
Também a rotina pode desestimular a busca de inovação na tratativa dos problemas ou estabelecer uma zona de conforto que acaba por afastar a equipe de sua missão ou até mesmo dos valores da empresa.
Muitas vezes também a falta de contato entre os integrantes da mesma empresa contribui para o surgimento de um ambiente desfavorável para o trabalho em equipe.
Estes são alguns dos bons motivos para destacar as vantagens dos jogos corporativos: integração, estímulo à criatividade e engajamento, por exemplo.
Ao utilizar as técnicas corretas de gamificação em atividades do dia a dia, podemos estimular, desenvolver, educar e aperfeiçoar os colaboradores, de forma descontraída, a partir de atividades de coopetição, uma mistura cooperação e competição saudável. A coopetição ajuda a buscar resultados através do envolvimento dos participantes, da criação de um ambiente colaborativo e o aumento da interatividade, fundamentais para que desafios sejam enfrentados e os objetivos alcançados.
Por que utilizar a gamificação nas empresas
Uma equipe só é uma equipe de verdade quando trabalha em conjunto. E para que isso aconteça, a comunicação entre todos os seus membros é um elemento vital. A gamificação promove um ambiente colaborativo, trabalhando as habilidades de cada indivíduo para concluir um objetivo coletivo.
Uma equipe unida, alinhada, e que confia nas habilidades dos seus parceiros faz toda a diferença e é fundamental para o sucesso de uma empresa.
Além disso, a gamificação podem ser útil como avaliador comportamental pois o participante - seja cooperando ou competindo com outros – revela elementos presentes no seu comportamento dentro do time, como:
Timidez acentuada;
Atritos competitivos entre participantes;
Perda de foco de determinado objetivo
É por essa razão que atividades lúdicas são incorporadas até mesmo durante um processo seletivo.
A ação de gamificação estimula o engajamento do público com a empresa, levando conhecimento e informação para os seus participantes de uma maneira criativa. Além disso, a estratégia também é muito eficaz para estreitar relacionamentos e desenvolver habilidades individuais da equipe.
Como aplicar estas atividades na minha empresa?
Apesar de ter um conceito bastante simples, os games são atividades que pedem um estudo do seu ambiente de trabalho e muito planejamento.
Com um objetivo claro e um caminho bem definido a se seguir os colaboradores estarão mais motivados e determinados a cumprirem com as tarefas e objetivos estabelecidos.
Este tipo de atividade, os games, associados à aplicação de feedbacks constantes e o acompanhamento direto entre gestor e colaboradores abrem espaço para o importante momento de autoavaliação e desenvolvimento de sua equipe.
Os resultados em uma atividade de gamificação podem servir para avaliar o que precisa ser melhorado em cada colaborador. Garantindo, assim, a evolução de todos e o consequente aumento de performance.
Com uma nova geração de profissionais que cresceu em meio ao digital, trabalhar sua motivação, desempenho e performance geral baseando-se nos games é uma alternativa não só bastante efetiva, como também agradável aos envolvidos.
Uma estratégia gamificação bem alinhada com as próprias ações da empresa irá garantir eficiência total em suas ações e dos colaboradores participantes.