Ser Solidário – O lado bom da dificuldade, se houver…
Um grande incêndio atingiu um bairro de Manaus há dois dias, deixando cerca de 600 famílias desabrigadas. E o que estamos vendo desde então é uma enorme mobilização da população para ajudar essas famílias.
Isso nos fez relembrar um texto da nossa querida Ozzy, bem apropriado para este momento, que vamos compartilhar aqui com vocês:
"Momentos difíceis? Melhor não tê-los! Mas, se não temos, como testemunharemos a bondade, a amizade e a solidariedade, virtudes e qualidades encontradas nos seres humanos, quando se deparam com uma situação que exige sobretudo, doação, colaboração, reflexão e superação?
Na vida, às vezes, passamos por dificuldades que não desejaríamos a ninguém, ao nosso pior inimigo, muito menos, ao nosso mais fiel amigo. No entanto, o maior contraponto disso, é que exatamente nessas dificuldades e crises que temos a grande chance de vencer desafios, superar limites, fortalecer laços e receber abraços. É também, uma boa oportunidade de nos tornarmos mais humanos, mais sensíveis e mais atentos ao que acontece ao nosso redor. É o exercício pleno do Ser Solidário.
Não desejar que NINGUÉM passe por um momento difícil é altruísmo. Não querer que ALGUÉM sinta dor e dificuldade é otimismo. E se assim não acontecer, não se tem como desfrutar o amor no sentido pleno, a fé na mais profunda forma de demonstração, a união como sentimento de purificação e a solidariedade como poder de gratidão.
Na realidade, nenhum de nós deseja o sofrimento de alguém e nem Deus quer o sacrifício das pessoas. O que queremos mesmo é ter oportunidades de vivenciar gestos de gratidão, compreensão, compaixão, aprender novas lições, oferecer ajuda e apoio à pessoas ou situações que assim o precisem. É também a possibilidade de espalhar alegria, motivação, felicidade, descobrir novos amigos, receber apoio nas horas difíceis e de forma infinita agradecer a Deus pela benção de sermos instrumentos do bem em solo não cultivado e prontos para serem fertilizados.
Solidariedade não se mede, não se compra, não se negocia, apenas se recebe na forma de conforto, apoio, orações, milagres, amor e bençãos.
Ser Solidário só traz benefícios porque melhora a auto-estima de cada um, aumenta a sintonia energética das pessoas, amplia a capacidade de entendimento dos problemas, contribui para um mundo saudável, tornando-nos um Ser Humano muito melhor do que somos ou do que deveríamos Ser ou Ter sido.
Seja um SER SOLIDÁRIO. Pratique SOLIDARIEDADE."
Ozeneide Casanova Nogueira